Atividades do livro: O pote de melado - Mary França

Atividades referentes ao livro:
O pote de melado
Autores: Mary e Eliardo França
Ilustração: Eliardo França
Coleção Gato e Rato
Editora: Ática
Sinopse:
O gato, o rato e o pato pegaram o melado pra comer. A vovó está chegando! E agora, o que fazer? Coleção Gato e Rato: prêmio O melhor para a criança, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Para ler o livro clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2020/06/livro-o-pote-de-melado-mary-franca.html?m=1

Assista o vídeo O POTE DE MELADO aqui:







Drive aqui:
https://drive.google.com/file/d/1jMRe7GtdO49bWB1hnL6cyk0OZl_75xRJ/view?usp=drivesdk

Sugestão de atividades a partir da história "O pote de melado", de Mary e Eliardo França.

É sempre bom recordar que cada grupo é um grupo com todas as suas especificações e subjetividades. Sendo assim, a sequência de atividades abaixo descritas devem ser norteadoras de atitudes pedagógicas, nas quais se leve em conta o interesse dos aprendentes e ensinantes, bem como os níveis de aprendizagem dos diferentes grupos dentro de um grupo principal.
Diversas atividades foram desenvolvidas a partir da história citada, para um grupo de alunos do 1º ano do ensino fundamental. Algumas delas:
1-Leitura deleite/ compartilhada – o professor lê para o grupo ;
2-Leitura com apontamento pelo professor – palavra a palavra (uso do projetor – bom quando se tem em sala de aula, ou blocão);
3-Identificação de frases no texto (usamos o projetor, mas pode-se escrever a história num blocão);
4-Montagem do texto da história por frases (trechos da história em dias alternados) – frases móveis;

5-Montagem do texto da história por palavras (pequenos trechos da história em dias alternados) – palavras móveis;
6-Composição coletiva do texto lacunado (ver imagem);
7-Construção de listagem com nomes dos personagens da história;
8-Produção coletiva: descrição das personagens;
9-Jogo da memória com os nomes e os desenhos das personagens, com frases do texto,;
10-Monta-monta dos nomes dos personagens: letra a letra (uso de letras móveis);
11-Troca-troca de letras (móveis) para descoberta de novos paradigmas fonéticos e grafêmicos:  se trocarmos o P de POTE por B, qual palavras será formada?
12-Recontextualizações – recontando a história do nosso jeito;
13-Formação de novas palavras partindo dos paradigmas das palavras estudadas – Que palavras começam como PO de POTE; e com P de POTE?
14-Listagem de palavras “descobertas” – construção de vocabulário coletivo;
15-Descobrindo significados: de onde vem o melado? Vamos pesquisar e anotar as nossas descobertas? De onde vem o pote? De qual material pode ser feito um pote? Como se faz um pote de barro? Que outros objetos podem ser feitos com barro? Vamos construir objetos usando argila? E que tal montarmos uma exposição? Huuummm, poderíamos oferecer uma degustação de melado durante a exposição…
– E muitas outras!

Atividades referentes ao livro:
O pote de melado
Autores: Mary e Eliardo França
Ilustração: Eliardo França
Coleção Gato e Rato
Editora: Ática
Sinopse:
O gato, o rato e o pato pegaram o melado pra comer. A vovó está chegando! E agora, o que fazer? Coleção Gato e Rato: prêmio O melhor para a criança, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Para ler o livro clique aqui:
https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2020/06/livro-o-pote-de-melado-mary-franca.html?m=1

Assista o vídeo O POTE DE MELADO aqui:







Drive aqui:
https://drive.google.com/file/d/1jMRe7GtdO49bWB1hnL6cyk0OZl_75xRJ/view?usp=drivesdk

Sugestão de atividades a partir da história "O pote de melado", de Mary e Eliardo França.

É sempre bom recordar que cada grupo é um grupo com todas as suas especificações e subjetividades. Sendo assim, a sequência de atividades abaixo descritas devem ser norteadoras de atitudes pedagógicas, nas quais se leve em conta o interesse dos aprendentes e ensinantes, bem como os níveis de aprendizagem dos diferentes grupos dentro de um grupo principal.
Diversas atividades foram desenvolvidas a partir da história citada, para um grupo de alunos do 1º ano do ensino fundamental. Algumas delas:
1-Leitura deleite/ compartilhada – o professor lê para o grupo ;
2-Leitura com apontamento pelo professor – palavra a palavra (uso do projetor – bom quando se tem em sala de aula, ou blocão);
3-Identificação de frases no texto (usamos o projetor, mas pode-se escrever a história num blocão);
4-Montagem do texto da história por frases (trechos da história em dias alternados) – frases móveis;

5-Montagem do texto da história por palavras (pequenos trechos da história em dias alternados) – palavras móveis;
6-Composição coletiva do texto lacunado (ver imagem);
7-Construção de listagem com nomes dos personagens da história;
8-Produção coletiva: descrição das personagens;
9-Jogo da memória com os nomes e os desenhos das personagens, com frases do texto,;
10-Monta-monta dos nomes dos personagens: letra a letra (uso de letras móveis);
11-Troca-troca de letras (móveis) para descoberta de novos paradigmas fonéticos e grafêmicos:  se trocarmos o P de POTE por B, qual palavras será formada?
12-Recontextualizações – recontando a história do nosso jeito;
13-Formação de novas palavras partindo dos paradigmas das palavras estudadas – Que palavras começam como PO de POTE; e com P de POTE?
14-Listagem de palavras “descobertas” – construção de vocabulário coletivo;
15-Descobrindo significados: de onde vem o melado? Vamos pesquisar e anotar as nossas descobertas? De onde vem o pote? De qual material pode ser feito um pote? Como se faz um pote de barro? Que outros objetos podem ser feitos com barro? Vamos construir objetos usando argila? E que tal montarmos uma exposição? Huuummm, poderíamos oferecer uma degustação de melado durante a exposição…
– E muitas outras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário