Projeto Animais para a Educação infantil



Projeto  Animais para a Educação Infantil



Tema: "Conhecendo os animais"
Desenvolvido por:  Profª Elizabeth Freitas
 Faixa etária: 3 e 4 anos (Educação Infantil)
Justificativa:
Promover a consciência ecológica de modo lúdico, bem como estimular o conhecimento de diferenças e semelhanças entre animais, 
Objetivos:
  • Oportunizar o contato com alguns animais;
  • Conhecer e nomear animais;
  • Valorizar animais e seu habitat natural;
  • Identificar características inerentes a alguns animais;
  • Desenvolver a coordenação motora, a percepção visual, orientação espacial e outros importantes conceitos nesta faixa etária;
  • Possibilitar a linguagem oral através da interação com os amigos;
  • Desenvolver o raciocínio e a criatividade;
  • Oportunizar a participação em atividades que envolvam jogos e brincadeiras, pintura, recorte e colagem, canções, dentro do tema proposto;
  • Conhecer características comuns e diferentes entre animais;
  • Expressar-se livremente;
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Desenvolver consciência ecológica;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Ouvir e recontar histórias;

Recursos:


  • Tintas, pincéis, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura;
  • Livros de histórias infantis;
  • Material reciclado ou sucata;
  • Revistas e jornais;
  • Massa de modelar;
  • Vídeos, cds, tv, dvd, computador;
  • Jogos;
  • Livros 
Avaliação:
Observação constante , durante as atividades a serem desenvolvidas, com posterior relatório diagnóstico. 


Cronograma:
Duração: A critério do Professor ou da Escola.
Atividades a serem desenvolvidas enquanto durar o Projeto. Distribua-as de acordo com o tempo disponível e a maturidade da turma.


Obs: Não separei porque imagino que o professor deva fazer tal divisão, levando em consideração o tempo disponível e também o tempo que seus alunos levam para realizar cada atividade proposta. 
  • Durante a rodinha de conversa, com todos sentados bem a vontade, iniciar uma conversa informal sobre o tema a ser desenvolvido. Utilizar uma história, como forma de iniciar a abordagem. A história ficará a critério do professor. É importante escolhê-la de acordo com o nível da turma e dentro de seu quadro de interesses;
  • Sugestões: Quero casa com janela, de Elza César Sallouti, O pássaro sem cor, de Luís Norberto Pascoal, Três ursos, de Cliff Wright, Orelha de limão, de Angela Von Rochl, Macaquinho, de Ronaldo Simões Coelho, Era uma vez um tatu bola, de Bia Villela, Fábula O leão e o camundongo, Tem bicho no circo, de Ziraldo, etc.
  • Ler a história fazendo gestos, imitando o barulho de cada animal junto com eles, pedindo que digam o nome de cada animal presente na história, enfim, permitindo a interação e participação, durante todo o tempo. Isto fará com que se interessem pelo tema proposto. É interessante começar a introduzir perguntas que tragam para a sala de aula a vivência deles com algum animal, seja uma visita ao zoológico ou algum animalzinho que tenham em casa. Neste momento, eles poderão participar, trocando experiências com os coleguinhas.
  • Entoar com eles alguma canção que fale de animais. É hora de cantar! Escolha músicas bem alegres, gestuais, empolgantes. Deixo aqui uma boa sugestão: "Animais de estimação", Patati Patatá. A Orquestra dos bichos, Patati Patatá também é uma boa sugestão.  "A dança do macaco", Patati Patatá , Meu cachorrinho, Patati Patatá.
  • Vamos brincar de modelar animais? Lembre-se de expor os trabalhos para valorizar. De preferência não escolha por eles, deixe que modelem o animal de sua preferência;
  • Vamos conversar sobre animais domésticos e selvagens? Que tal imitar o barulhinho que eles fazem? Imitar o seu modo de se locomover ou andar? 
  • Distribuir revistas ou permitir que peguem no Cantinho da Leitura ou na caixa de recortes: é hora de procurar, recortar ou rasgar figuras de domésticos e selvagens! O professor deve riscar uma divisão em um mural, para que eles possam ir até o mural e colar os animais que encontraram, classificando-os.
  • Confeccionar com eles uma máscara de animal. Fica a critério do professor escolher qual deles chamou mais a atenção da turma, de modo que a atividade seja prazerosa.
  • Desenho livre (Desenhar o animal que ele tem ou teria em casa);
  • Vídeo com a historinha "Maria vai com as outras". Assistir ao vídeo, conversar sobre ele, fazer imitações, gestos, sons. Perguntas: O que a ovelha nos dá de bom? Introduzir com fichas coloridas ilustradas o assunto "Animais úteis e nocivos". A música da ovelhinha que está no vídeo é muito boa. Outra sugestão de vídeo aqui. Desta vez é possível introduzir conceitos como quente e frio, em cima, embaixo, doce e amargo, mole, duro etc. Se a Escola permitir, podem ser utilizadas atividades impressas. Em caso negativo, sugiro que atividades lúdicas sejam introduzidas, tais como: brincar de pic alto, provar sabores, de olhos vendados e dizer se é doce, amargo etc. Uma boa opção é a ginástica musicada: Pra baixo, pra cima, prum lado e pro outro sempre sou feliz!. Veja mais esta opção para ginástica musicada, excelente para trabalhar grande e pequeno: "Meu Deus é um Deus grandão!". Desta vez eles podem citar animais grandes e pequenos.
  • Visita ao Zoológico (Ver condições de realizar o passeio. Eles amam, é muito interessante!);
  • Sugestão: Contar a história da Arca de Noé. Deixar que rastejem, pulem, ou imitem o som de cada animal. Sugestões de músicas: "Arca de Noé" com Aline Barros, "Arca de Noé com Eliana; para que cantem e façam imitações;
  • Brincar de Jogo da Memória de animais. (Vai uma sugestão abaixo para imprimir, se a Escola não tiver este tipo de material pedagógico.
  • Mostrar fichas com figuras de animais: sapo, gato, galinha, pato, leão, elefante, macaco etc. para que façam imitação;
  • Exibir o vídeo "Melô da Abelhinha" com a Cristina Mel e abordar o tema: animais úteis e nocivos. O que a abelha nos fornece de bom? 
  • Fazer a dobradura do cãozinho. O cão guarda a casa, é um grande amigo! 
  • Ginástica musicada! Vamos fazer a dança do pinguim? onde vive o pinguim? E onde vivem outros animais, como o leão, urso, 
Culminância: Preparar uma ginástica musicada para ser apresentada a outras turmas. Eles podem estar vestidos com máscaras de animais, chapéus de animais etc. Irei sugerir aqui algumas músicas e vídeos em breve.



Projeto  Animais para a Educação Infantil



Tema: "Conhecendo os animais"
Desenvolvido por:  Profª Elizabeth Freitas
 Faixa etária: 3 e 4 anos (Educação Infantil)
Justificativa:
Promover a consciência ecológica de modo lúdico, bem como estimular o conhecimento de diferenças e semelhanças entre animais, 
Objetivos:
  • Oportunizar o contato com alguns animais;
  • Conhecer e nomear animais;
  • Valorizar animais e seu habitat natural;
  • Identificar características inerentes a alguns animais;
  • Desenvolver a coordenação motora, a percepção visual, orientação espacial e outros importantes conceitos nesta faixa etária;
  • Possibilitar a linguagem oral através da interação com os amigos;
  • Desenvolver o raciocínio e a criatividade;
  • Oportunizar a participação em atividades que envolvam jogos e brincadeiras, pintura, recorte e colagem, canções, dentro do tema proposto;
  • Conhecer características comuns e diferentes entre animais;
  • Expressar-se livremente;
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Desenvolver consciência ecológica;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Ouvir e recontar histórias;

Recursos:


  • Tintas, pincéis, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura;
  • Livros de histórias infantis;
  • Material reciclado ou sucata;
  • Revistas e jornais;
  • Massa de modelar;
  • Vídeos, cds, tv, dvd, computador;
  • Jogos;
  • Livros 
Avaliação:
Observação constante , durante as atividades a serem desenvolvidas, com posterior relatório diagnóstico. 


Cronograma:
Duração: A critério do Professor ou da Escola.
Atividades a serem desenvolvidas enquanto durar o Projeto. Distribua-as de acordo com o tempo disponível e a maturidade da turma.


Obs: Não separei porque imagino que o professor deva fazer tal divisão, levando em consideração o tempo disponível e também o tempo que seus alunos levam para realizar cada atividade proposta. 
  • Durante a rodinha de conversa, com todos sentados bem a vontade, iniciar uma conversa informal sobre o tema a ser desenvolvido. Utilizar uma história, como forma de iniciar a abordagem. A história ficará a critério do professor. É importante escolhê-la de acordo com o nível da turma e dentro de seu quadro de interesses;
  • Sugestões: Quero casa com janela, de Elza César Sallouti, O pássaro sem cor, de Luís Norberto Pascoal, Três ursos, de Cliff Wright, Orelha de limão, de Angela Von Rochl, Macaquinho, de Ronaldo Simões Coelho, Era uma vez um tatu bola, de Bia Villela, Fábula O leão e o camundongo, Tem bicho no circo, de Ziraldo, etc.
  • Ler a história fazendo gestos, imitando o barulho de cada animal junto com eles, pedindo que digam o nome de cada animal presente na história, enfim, permitindo a interação e participação, durante todo o tempo. Isto fará com que se interessem pelo tema proposto. É interessante começar a introduzir perguntas que tragam para a sala de aula a vivência deles com algum animal, seja uma visita ao zoológico ou algum animalzinho que tenham em casa. Neste momento, eles poderão participar, trocando experiências com os coleguinhas.
  • Entoar com eles alguma canção que fale de animais. É hora de cantar! Escolha músicas bem alegres, gestuais, empolgantes. Deixo aqui uma boa sugestão: "Animais de estimação", Patati Patatá. A Orquestra dos bichos, Patati Patatá também é uma boa sugestão.  "A dança do macaco", Patati Patatá , Meu cachorrinho, Patati Patatá.
  • Vamos brincar de modelar animais? Lembre-se de expor os trabalhos para valorizar. De preferência não escolha por eles, deixe que modelem o animal de sua preferência;
  • Vamos conversar sobre animais domésticos e selvagens? Que tal imitar o barulhinho que eles fazem? Imitar o seu modo de se locomover ou andar? 
  • Distribuir revistas ou permitir que peguem no Cantinho da Leitura ou na caixa de recortes: é hora de procurar, recortar ou rasgar figuras de domésticos e selvagens! O professor deve riscar uma divisão em um mural, para que eles possam ir até o mural e colar os animais que encontraram, classificando-os.
  • Confeccionar com eles uma máscara de animal. Fica a critério do professor escolher qual deles chamou mais a atenção da turma, de modo que a atividade seja prazerosa.
  • Desenho livre (Desenhar o animal que ele tem ou teria em casa);
  • Vídeo com a historinha "Maria vai com as outras". Assistir ao vídeo, conversar sobre ele, fazer imitações, gestos, sons. Perguntas: O que a ovelha nos dá de bom? Introduzir com fichas coloridas ilustradas o assunto "Animais úteis e nocivos". A música da ovelhinha que está no vídeo é muito boa. Outra sugestão de vídeo aqui. Desta vez é possível introduzir conceitos como quente e frio, em cima, embaixo, doce e amargo, mole, duro etc. Se a Escola permitir, podem ser utilizadas atividades impressas. Em caso negativo, sugiro que atividades lúdicas sejam introduzidas, tais como: brincar de pic alto, provar sabores, de olhos vendados e dizer se é doce, amargo etc. Uma boa opção é a ginástica musicada: Pra baixo, pra cima, prum lado e pro outro sempre sou feliz!. Veja mais esta opção para ginástica musicada, excelente para trabalhar grande e pequeno: "Meu Deus é um Deus grandão!". Desta vez eles podem citar animais grandes e pequenos.
  • Visita ao Zoológico (Ver condições de realizar o passeio. Eles amam, é muito interessante!);
  • Sugestão: Contar a história da Arca de Noé. Deixar que rastejem, pulem, ou imitem o som de cada animal. Sugestões de músicas: "Arca de Noé" com Aline Barros, "Arca de Noé com Eliana; para que cantem e façam imitações;
  • Brincar de Jogo da Memória de animais. (Vai uma sugestão abaixo para imprimir, se a Escola não tiver este tipo de material pedagógico.
  • Mostrar fichas com figuras de animais: sapo, gato, galinha, pato, leão, elefante, macaco etc. para que façam imitação;
  • Exibir o vídeo "Melô da Abelhinha" com a Cristina Mel e abordar o tema: animais úteis e nocivos. O que a abelha nos fornece de bom? 
  • Fazer a dobradura do cãozinho. O cão guarda a casa, é um grande amigo! 
  • Ginástica musicada! Vamos fazer a dança do pinguim? onde vive o pinguim? E onde vivem outros animais, como o leão, urso, 
Culminância: Preparar uma ginástica musicada para ser apresentada a outras turmas. Eles podem estar vestidos com máscaras de animais, chapéus de animais etc. Irei sugerir aqui algumas músicas e vídeos em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário