ADJETIVOS - PLANO DE AULA ADJETIVOS - PLANO DE AULA - 4º ano Disciplina: Língua portuguesa Conteúdo: Adjetivos OBJETIVOS: Formalizar o estudo dos adjetivos, propondo aos estudantes compreender seu uso; Compreender a função dos adjetivos na Língua Portuguesa; Empregar adequadamente o adjetivo. DESENVOLVIMENTO Passar o conceito no quadro; Iniciar uma conversação incitando os alunos a falarem, trabalhando assim, seus conhecimentos prévios; Após entregar o texto xerocado: “UM CONTO SURPRESA”, para que os alunos completem com adjetivos. Aproveitar o texto para trabalhar estrutura, sequência, personagens... UM CONTO SURPRESA Leia o conto abaixo e complete as lacunas somente com adjetivos. Atenção: não é permitido repetir palavras: Era uma vez um príncipe ___________, que vivia em um reino ___________. Ele tinha tanto medo de tudo, que todos o achavam muito ___________. Apesar disso, todas as donzelas queriam se casar com ele, porque diziam que ele era ________________. O rei e a rainha decidiram que seu filho não podia continuar daquele jeito e o mandaram em uma missão _____________: tinha que resgatar uma princesa de um dragão ____________. ______________ como era, o príncipe até foi em busca da tal princesa, mas bolou um plano ____________ para nunca mais voltar, já que tinha certeza de que não conseguiria cumprir o que seus pais queriam que fizesse. Depois de viajar durante dias, não conseguia encontrar outro reino. Não havia uma única construção pelos lugares pelos quais ele passou. Achou até que teria que voltar para seu ____________ reino, pois já estava ficando com medo de encontrar algum monstro ou algo parecido. Para sua surpresa, bem quando estava tendo este pensamento ___________, ouviu um som ___________________. Parecia um urro de animal. Antes que pudesse começar a fugir, um dragão _____________ apareceu em sua frente, cuspindo fogo por todos os lados. O príncipe ficou _______________. Seu pavor era tamanho, que ficou paralisado frente à fera______________. Em questão de segundos, um cavaleiro ______________, sobre um cavalo ____________ apareceu, com uma armadura toda ____________ e uma lança _____________. Uma batalha _____________ teve início entre o dragão e o cavaleiro. O príncipe ficou ____________ com o que via. A destreza do cavaleiro era tanta, que não demorou a derrotar o _____________ dragão. Queria muito conhecer o rosto do cavaleiro __________________ e qual não foi seu espanto, quando viu a mais __________ jovem princesa de sua vida debaixo daquele elmo. A princesa ____________ lhe contou que nenhum homem queria se casar com ela, por ser tão _____________ e seus pais tinham lhe enviado ao mundo para encontrar um homem ____________ que pudesse salvá-la de algum perigo e não tivesse _____________ dela. Após dar uma __________ gargalhada, o príncipe lhe contou sobre sua missão, certo de que havia encontrado o amor de sua vida. Juntos, foram aos dois reinos e contaram sobre a aventura ____________ que viveram e sobre a intenção de se casarem. Após muitos festejos, eles se casaram e foram felizes para sempre, reinando _____________ nos dois reinos vizinhos. FONTE: linguaportugesaeliteratura Observe: Terminação em –eza: substantivo abstrato derivado de adjetivo: belo- beleza 1) Agora complete as frases abaixo com o substantivo que deriva do adjetivo indicado entre parênteses. a) Maria não conseguia esconder a sua _______ao ler a carta de despedida.(triste) b) O frio era tanto que todos estavam sentindo _______.(mole) c) A médica disse que a _______ da menina poderia ser sinal de anemia.(fraco) d) _______ gera _______.(gentil) e) A maior _______ da menina era sua boneca de porcelana.(rico) f) Não terminei a _______ que minha mãe pediu para fazer no quarto.(limpo) g) Perla tinha uma _______ infinita.(delicado) h) “És belo, és forte impávido colosso,/e o teu futuro espelha essa _______”.(rico) i) Pedro, não confunda _______ com malandragem. (esperto) k) Quero ter a _______ que vocês não chegarão tarde novamente.(certo) l) Nem adianta vir com essa _______ menina.(bravo) m) Muitas pessoas vivem no nível abaixo da _______ no Brasil.(pobre) n) O homem possui uma _______ interior. ( grande)

ADJETIVOS - PLANO DE AULA


ADJETIVOS -  PLANO DE AULA - 4º ano

Disciplina: Língua portuguesa

Conteúdo: Adjetivos

OBJETIVOS:

  • Formalizar o estudo dos adjetivos, propondo aos estudantes compreender seu uso;
  • Compreender a função dos adjetivos na Língua Portuguesa;
  • Empregar adequadamente o adjetivo.


DESENVOLVIMENTO
Passar o conceito no quadro; Iniciar uma conversação incitando os alunos a falarem, trabalhando assim, seus conhecimentos prévios; 
Após entregar o texto xerocado: “UM CONTO SURPRESA”, para que os alunos completem com adjetivos. Aproveitar o texto para trabalhar estrutura, sequência, personagens...

UM  CONTO  SURPRESA
Leia o conto abaixo e complete as lacunas somente com adjetivos. Atenção: não é permitido repetir palavras:

     Era uma vez um príncipe ___________, que vivia em um reino ___________. Ele tinha tanto medo de tudo, que todos o achavam muito ___________. Apesar disso, todas as donzelas queriam se casar com ele, porque diziam que ele era ________________.
     O rei e a rainha decidiram que seu filho não podia continuar daquele jeito e o mandaram em uma missão _____________: tinha que resgatar uma princesa de um dragão ____________. ______________ como era, o príncipe até foi em busca da tal princesa, mas bolou um plano ____________ para nunca mais voltar, já que tinha certeza de que não conseguiria cumprir o que seus pais queriam que fizesse.
     Depois de viajar durante dias, não conseguia encontrar outro reino. Não havia uma única construção pelos lugares pelos quais ele passou. Achou até que teria que voltar para seu ____________ reino, pois já estava ficando com medo de encontrar algum monstro ou algo parecido.
      Para sua surpresa, bem quando estava tendo este pensamento ___________, ouviu um som ___________________. Parecia um urro de animal. Antes que pudesse começar a fugir, um dragão _____________ apareceu em sua frente, cuspindo fogo por todos os lados. O príncipe ficou _______________. Seu pavor era tamanho, que ficou paralisado frente à fera______________.
     Em questão de segundos, um cavaleiro ______________, sobre um cavalo ____________ apareceu, com uma armadura toda ____________ e uma lança _____________.
     Uma batalha _____________ teve início entre o dragão e o cavaleiro.
     O príncipe ficou ____________ com o que via. A destreza do cavaleiro era tanta, que não demorou a derrotar o _____________ dragão.
     Queria muito conhecer o rosto do cavaleiro __________________ e qual não foi  seu espanto, quando viu a mais __________ jovem princesa de sua vida debaixo daquele elmo.
     A princesa ____________ lhe contou que nenhum homem queria se casar com ela, por ser tão _____________ e seus pais tinham lhe enviado ao mundo para encontrar um homem ____________ que pudesse salvá-la de algum perigo e não tivesse _____________ dela. 
     Após dar uma __________ gargalhada, o príncipe lhe contou sobre sua missão, certo de que havia encontrado o amor de sua vida.
     Juntos, foram aos dois reinos e contaram sobre a aventura ____________ que viveram e sobre a intenção de se casarem.
     Após muitos festejos, eles se casaram e foram felizes para sempre, reinando _____________ nos dois reinos vizinhos.



Observe:

Terminação em –eza: substantivo abstrato derivado de adjetivo: belo- beleza

1) Agora complete as frases abaixo com o substantivo que deriva do adjetivo indicado entre parênteses.

a) Maria não conseguia esconder a sua _______ao ler a carta de despedida.(triste)

b) O frio era tanto que todos estavam sentindo _______.(mole)

c) A médica disse que a _______ da menina poderia ser sinal de anemia.(fraco)

d) _______ gera _______.(gentil)

e) A maior _______ da menina era sua boneca de porcelana.(rico)

f) Não terminei a _______ que minha mãe pediu para fazer no quarto.(limpo)

g) Perla tinha uma _______ infinita.(delicado)

h) “És belo, és forte impávido colosso,/e o teu futuro espelha essa _______”.(rico)

i) Pedro, não confunda _______ com malandragem. (esperto)

k) Quero ter a _______ que vocês não chegarão tarde novamente.(certo)

l) Nem adianta vir com essa _______ menina.(bravo)

m) Muitas pessoas vivem no nível abaixo da _______ no Brasil.(pobre)
n) O homem possui uma _______ interior. ( grande)

    


ADJETIVOS - PLANO DE AULA


ADJETIVOS -  PLANO DE AULA - 4º ano

Disciplina: Língua portuguesa

Conteúdo: Adjetivos

OBJETIVOS:

  • Formalizar o estudo dos adjetivos, propondo aos estudantes compreender seu uso;
  • Compreender a função dos adjetivos na Língua Portuguesa;
  • Empregar adequadamente o adjetivo.


DESENVOLVIMENTO
Passar o conceito no quadro; Iniciar uma conversação incitando os alunos a falarem, trabalhando assim, seus conhecimentos prévios; 
Após entregar o texto xerocado: “UM CONTO SURPRESA”, para que os alunos completem com adjetivos. Aproveitar o texto para trabalhar estrutura, sequência, personagens...

UM  CONTO  SURPRESA
Leia o conto abaixo e complete as lacunas somente com adjetivos. Atenção: não é permitido repetir palavras:

     Era uma vez um príncipe ___________, que vivia em um reino ___________. Ele tinha tanto medo de tudo, que todos o achavam muito ___________. Apesar disso, todas as donzelas queriam se casar com ele, porque diziam que ele era ________________.
     O rei e a rainha decidiram que seu filho não podia continuar daquele jeito e o mandaram em uma missão _____________: tinha que resgatar uma princesa de um dragão ____________. ______________ como era, o príncipe até foi em busca da tal princesa, mas bolou um plano ____________ para nunca mais voltar, já que tinha certeza de que não conseguiria cumprir o que seus pais queriam que fizesse.
     Depois de viajar durante dias, não conseguia encontrar outro reino. Não havia uma única construção pelos lugares pelos quais ele passou. Achou até que teria que voltar para seu ____________ reino, pois já estava ficando com medo de encontrar algum monstro ou algo parecido.
      Para sua surpresa, bem quando estava tendo este pensamento ___________, ouviu um som ___________________. Parecia um urro de animal. Antes que pudesse começar a fugir, um dragão _____________ apareceu em sua frente, cuspindo fogo por todos os lados. O príncipe ficou _______________. Seu pavor era tamanho, que ficou paralisado frente à fera______________.
     Em questão de segundos, um cavaleiro ______________, sobre um cavalo ____________ apareceu, com uma armadura toda ____________ e uma lança _____________.
     Uma batalha _____________ teve início entre o dragão e o cavaleiro.
     O príncipe ficou ____________ com o que via. A destreza do cavaleiro era tanta, que não demorou a derrotar o _____________ dragão.
     Queria muito conhecer o rosto do cavaleiro __________________ e qual não foi  seu espanto, quando viu a mais __________ jovem princesa de sua vida debaixo daquele elmo.
     A princesa ____________ lhe contou que nenhum homem queria se casar com ela, por ser tão _____________ e seus pais tinham lhe enviado ao mundo para encontrar um homem ____________ que pudesse salvá-la de algum perigo e não tivesse _____________ dela. 
     Após dar uma __________ gargalhada, o príncipe lhe contou sobre sua missão, certo de que havia encontrado o amor de sua vida.
     Juntos, foram aos dois reinos e contaram sobre a aventura ____________ que viveram e sobre a intenção de se casarem.
     Após muitos festejos, eles se casaram e foram felizes para sempre, reinando _____________ nos dois reinos vizinhos.



Observe:

Terminação em –eza: substantivo abstrato derivado de adjetivo: belo- beleza

1) Agora complete as frases abaixo com o substantivo que deriva do adjetivo indicado entre parênteses.

a) Maria não conseguia esconder a sua _______ao ler a carta de despedida.(triste)

b) O frio era tanto que todos estavam sentindo _______.(mole)

c) A médica disse que a _______ da menina poderia ser sinal de anemia.(fraco)

d) _______ gera _______.(gentil)

e) A maior _______ da menina era sua boneca de porcelana.(rico)

f) Não terminei a _______ que minha mãe pediu para fazer no quarto.(limpo)

g) Perla tinha uma _______ infinita.(delicado)

h) “És belo, és forte impávido colosso,/e o teu futuro espelha essa _______”.(rico)

i) Pedro, não confunda _______ com malandragem. (esperto)

k) Quero ter a _______ que vocês não chegarão tarde novamente.(certo)

l) Nem adianta vir com essa _______ menina.(bravo)

m) Muitas pessoas vivem no nível abaixo da _______ no Brasil.(pobre)
n) O homem possui uma _______ interior. ( grande)

    



Nenhum comentário:

Postar um comentário