PLANO DE AULA - 4º e 5º Ano Ensino Fundamental CADEIA ALIMENTAR PLANO DE AULA - 4º e 5º Ano Ensino Fundamental CADEIA ALIMENTAR ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências da natureza CONTEÚDOS:  Cadeia alimentar  Animais vertebrados e invertebrados  Respiração dos animais  Habitat dos animais OBJETIVOS:  Compreender o que é uma cadeia alimentar;  Conceituar e identificar produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar;  Compreender as relações alimentares entre produtores e consumidores de diferentes ordens;  Entender a importância da cadeia alimentar para o equilíbrio ecológico de um ecossistema;  Refletir sobre a dependência dos seres vivos entre si e a consequência da extinção de espécies;  Proporcionar o conhecimento, conscientização, identificação dos animais vertebrados e invertebrados; DESENVOLVIMENTO: Iniciar a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que sabem sobre o tema “Cadeia Alimentar”. Estabeleça um diálogo a respeito da alimentação e relação entre os animais. O diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada um. A aula deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações acerca da relação entre os animais e seus alimentos. Perguntas: - O que os seres vivos precisam para viver? Provavelmente responderão que necessitam de água, sol, ar, comida, entre outros. Aproveite a oportunidade e intervenha com questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de alimentação para sua sobrevivência. Depois questione: - O que os seres vivos comem? - Do que as plantas se alimentam? - Quais são os principais alimentos consumidos pelos seres humanos? E pelos peixes? Pássaros? Questionar se eles conhecem algum animal que produz o seu próprio alimento. Explique que somente as plantas conseguem produzir o seu próprio alimento utilizando os nutrientes do solo e a energia da luz do sol. Pergunte quais animais se alimentam de outros animais, e continue com questionamentos nesse sentido. Solicite que agrupem os cartões obedecendo aos seguintes critérios: 1- Produzem o próprio alimento. 2- Se alimentam de outros seres vivos. 3- Fazem decomposição dos alimentos. Em seguida nomeie os agrupamentos em: 1) Produtores. 2) Consumidores. 3) Decompositores. Para colar no caderno: Atividade de arte para portifólio:   ESCOLA: ______________________________________ CIÊNCIAS DA NATUREZA NOME: ___________________________________________ DATA: ____________ TURMA:______________ PROFESSORA: ________________ Aprendemos que CADEIA ALIMENTAR é uma sequencia de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. Agora, use seus conhecimentos e ilustre com recortes em papel uma cadeia alimentar.

PLANO DE AULA - 4º e 5º Ano Ensino Fundamental CADEIA ALIMENTAR

PLANO DE AULA - 4º e 5º Ano Ensino Fundamental
CADEIA ALIMENTAR

ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências da natureza

CONTEÚDOS:
Cadeia alimentar
Animais vertebrados e invertebrados
Respiração dos animais
Habitat dos animais

OBJETIVOS:
Compreender o que é uma cadeia alimentar;
Conceituar e identificar produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar;
Compreender as relações alimentares entre produtores e consumidores de diferentes ordens;
Entender a importância da cadeia alimentar para o equilíbrio ecológico de um ecossistema;
Refletir sobre a dependência dos seres vivos entre si e a consequência da extinção de espécies;
Proporcionar o conhecimento, conscientização, identificação dos animais vertebrados e invertebrados;

DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que sabem sobre o tema “Cadeia Alimentar”. Estabeleça um diálogo a respeito da alimentação e relação entre os animais. O diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada um. A aula deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações acerca da relação entre os animais e seus alimentos.

Perguntas:
- O que os seres vivos precisam para viver?
Provavelmente responderão que necessitam de água, sol, ar, comida, entre outros. Aproveite a oportunidade e intervenha com questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de alimentação para sua sobrevivência. Depois questione:
- O que os seres vivos comem?
- Do que as plantas se alimentam?
- Quais são os principais alimentos consumidos pelos seres humanos? E pelos peixes? Pássaros?
Questionar se eles conhecem algum animal que produz o seu próprio alimento. Explique que somente as plantas conseguem produzir o seu próprio alimento utilizando os nutrientes do solo e a energia da luz do sol. Pergunte quais animais se alimentam de outros animais, e continue com questionamentos nesse sentido.
Solicite que agrupem os cartões obedecendo aos seguintes critérios:
1-      Produzem o próprio alimento.
2-      Se alimentam de outros seres vivos.
3-      Fazem decomposição dos alimentos.

Em seguida nomeie os agrupamentos em:
1)      Produtores.
2)      Consumidores.
3)      Decompositores.

Para colar no caderno:
 




   
Atividade de arte para portifólio:


ESCOLA: ______________________________________

CIÊNCIAS DA NATUREZA

NOME: ___________________________________________ DATA: ____________
TURMA:______________ PROFESSORA: ________________

Aprendemos que CADEIA ALIMENTAR é uma sequencia de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. Agora, use seus conhecimentos e ilustre com recortes em papel uma cadeia alimentar.


PLANO DE AULA - 4º e 5º Ano Ensino Fundamental CADEIA ALIMENTAR

PLANO DE AULA - 4º e 5º Ano Ensino Fundamental
CADEIA ALIMENTAR

ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências da natureza

CONTEÚDOS:
Cadeia alimentar
Animais vertebrados e invertebrados
Respiração dos animais
Habitat dos animais

OBJETIVOS:
Compreender o que é uma cadeia alimentar;
Conceituar e identificar produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar;
Compreender as relações alimentares entre produtores e consumidores de diferentes ordens;
Entender a importância da cadeia alimentar para o equilíbrio ecológico de um ecossistema;
Refletir sobre a dependência dos seres vivos entre si e a consequência da extinção de espécies;
Proporcionar o conhecimento, conscientização, identificação dos animais vertebrados e invertebrados;

DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que sabem sobre o tema “Cadeia Alimentar”. Estabeleça um diálogo a respeito da alimentação e relação entre os animais. O diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada um. A aula deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações acerca da relação entre os animais e seus alimentos.

Perguntas:
- O que os seres vivos precisam para viver?
Provavelmente responderão que necessitam de água, sol, ar, comida, entre outros. Aproveite a oportunidade e intervenha com questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de alimentação para sua sobrevivência. Depois questione:
- O que os seres vivos comem?
- Do que as plantas se alimentam?
- Quais são os principais alimentos consumidos pelos seres humanos? E pelos peixes? Pássaros?
Questionar se eles conhecem algum animal que produz o seu próprio alimento. Explique que somente as plantas conseguem produzir o seu próprio alimento utilizando os nutrientes do solo e a energia da luz do sol. Pergunte quais animais se alimentam de outros animais, e continue com questionamentos nesse sentido.
Solicite que agrupem os cartões obedecendo aos seguintes critérios:
1-      Produzem o próprio alimento.
2-      Se alimentam de outros seres vivos.
3-      Fazem decomposição dos alimentos.

Em seguida nomeie os agrupamentos em:
1)      Produtores.
2)      Consumidores.
3)      Decompositores.

Para colar no caderno:
 




   
Atividade de arte para portifólio:


ESCOLA: ______________________________________

CIÊNCIAS DA NATUREZA

NOME: ___________________________________________ DATA: ____________
TURMA:______________ PROFESSORA: ________________

Aprendemos que CADEIA ALIMENTAR é uma sequencia de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. Agora, use seus conhecimentos e ilustre com recortes em papel uma cadeia alimentar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário