Plano de Aula: Bichinhos de Jardim - Para Educação Infantil QUEM MORA NO JARDIM? PLANO DE AULA BICHINHOS DE JARDIM PARA EDUCAÇÃO INFANTIL Ensine os pequenos a respeitar esse meio e a produzir representações dos animais que ali vivem de forma sustentável! Objetivos: ★ Desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais. ★ Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que compõem envolvendo a prática de observação. ★ Análise e o estudo das características e peculiaridades dos bichinhos, cuidados com o mesmo e descoberta de curiosidades. JUSTIFICATIVA: “Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado de formiga, minhocas, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças”, o projeto surgiu devido à curiosidade das crianças durante a roda da lagarta e observações de pequenos bichinhos (formigas carregando folhinhas, uma cigarra morta no parque, besouros e gafanhoto no jardim da escola) e os maus tratos das crianças em relação a esses bichinhos. Para atender a esses interesses e contribuir para ampliação desses conhecimentos, foi criado o Projeto Bichinhos de Jardim. Você sabia? A maioria das espécies é benéfica para o homem ou para o meio ambiente. Muitos ajudam na polinização das plantas, ou produzem substâncias úteis para o homem, como o mel, a cera, a laca e a seda. Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra. DESENVOLVIMENTO * Levante os conhecimentos prévios acerca do tema. * Visite um jardim para observação e levantamento de dados. * Liste os bichinhos encontrados no jardim. * Observe os diversos bichinhos no jardim e espaço da escola, tais como tatu-bola, minhoca, caracol, joaninha, besouro, borboleta, abelha, formiga, centopeia, gafanhoto, entre outros. * Leia as obras da literatura infantil, como as histórias: A Joaninha; Bela, a Libélula; A Cigarra e a Formiga; O Caracol; Confusão no Jardim; Zuzu, a Borboleta Azula; A Centopeia e os Seus Sapatinhos; A Margarida Friorenta; O Grilo etc. ABELHA Vamos aprender tudo sobre as abelhas: Como ela vive? Onde ela vive? O que ela come? * Fazer abelha com palito de picolé - as asas eu fiz com forminha de brigadeiro, para os olhos colei botão: Não encontrei referência do autor desta imagem iheartcraftythings Não encontrei referência do autor desta imagem * Joaninha - Como ela vive? Qual a função dela? O que ela come? Ela coloca ovos? * Agora que já aprendemos muito sobre as joaninhas, vamos fazer joaninhas com pratos de papel: mymommystyle * BORBOLETA - Como ela nasce? Onde ela vive? Que cor ela é? Agora que já aprendemos muito sobre a borboleta, vamos escrever como ela é. Os adjetivos podem ser feitos pela turma: Ciclo da borboleta: Não encontrei referência do autor desta imagem CARACOL - Como ele vive? Onde ele vive? Ele tem olhos? Ler o livro: O caracol - Mary França - ilustrar a história: Colmagno Caracol com CD reciclado: CraftyMorning Caracol com palito de picolé: gluedtomycraftsblog VAGALUME - Porque os vagalumes ascendem? Onde eles vivem? Vamos fazer vagalume com curativos thecraftychicken gluedtomycraftsblog MINHOCA - Do que elas são feitas? Onde elas vivem? Elas enxergam? Elas ouvem? Elas respiram pelo nariz? Elas possuem nariz? Depois de aprender sobre todas essas curiosidades, vamos ilustrar a poesia: Colmagno Livro: A minhoca dorminhoca

Plano de Aula: Bichinhos de Jardim - Para Educação Infantil

QUEM MORA NO JARDIM?
PLANO DE AULA BICHINHOS DE JARDIM PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ensine os pequenos a respeitar esse meio e a produzir representações dos animais que ali vivem de forma sustentável!


Objetivos:
★ Desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
★ Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que compõem envolvendo a prática de observação.
★ Análise e o estudo das características e peculiaridades dos bichinhos, cuidados com o mesmo e descoberta de curiosidades.


JUSTIFICATIVA: “Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado de formiga, minhocas, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças”,  o projeto surgiu devido à curiosidade das crianças durante a roda da lagarta e observações de pequenos bichinhos (formigas carregando folhinhas, uma cigarra morta no parque, besouros e gafanhoto no jardim da escola) e os maus tratos das crianças em relação a esses bichinhos. Para atender a esses interesses e contribuir para ampliação desses conhecimentos, foi criado o Projeto Bichinhos de Jardim.

Você sabia?
A maioria das espécies é benéfica para o homem ou para o meio ambiente. Muitos ajudam na polinização das plantas, ou produzem substâncias úteis para o homem, como o mel, a cera, a laca e a seda.
Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra.


DESENVOLVIMENTO

* Levante os conhecimentos prévios acerca do tema.
* Visite um jardim para observação e levantamento de dados.
* Liste os bichinhos encontrados no jardim.
* Observe os diversos bichinhos no jardim e espaço da escola, tais como tatu-bola, minhoca, caracol, joaninha, besouro, borboleta, abelha, formiga, centopeia, gafanhoto, entre outros.
* Leia as obras da literatura infantil, como as histórias: A Joaninha; Bela, a Libélula; A Cigarra e a Formiga; O Caracol; Confusão no Jardim; Zuzu, a Borboleta Azula; A Centopeia e os Seus Sapatinhos; A Margarida Friorenta; O Grilo etc.

ABELHA
Vamos aprender tudo sobre as abelhas: Como ela vive? Onde ela vive? O que ela come? 

 * Fazer abelha com palito de picolé - as asas eu fiz com forminha de brigadeiro, para os olhos colei botão:
 

Não encontrei referência do autor desta imagem


Não encontrei referência do autor desta imagem

* Joaninha - Como ela vive? Qual a função dela? O que ela come? Ela coloca ovos? 



* Agora que já aprendemos muito sobre as joaninhas, vamos fazer joaninhas com pratos de papel: 


* BORBOLETA -  Como ela nasce? Onde ela vive? Que cor ela é? Agora que já aprendemos muito sobre a borboleta, vamos escrever como ela é. Os adjetivos podem ser feitos pela turma: 






Ciclo da borboleta:

Não encontrei referência do autor desta imagem

CARACOL -  Como ele vive? Onde ele vive? Ele tem olhos? Ler o livro: O caracol - Mary França - ilustrar a história:

Colmagno

Caracol com CD reciclado:

Caracol com palito de picolé:

VAGALUME -  Porque os vagalumes ascendem? Onde eles vivem?  Vamos fazer vagalume com curativos



MINHOCA - Do que elas são feitas? Onde elas vivem? Elas enxergam? Elas ouvem? Elas respiram pelo nariz? Elas possuem nariz?
Depois de aprender sobre todas essas curiosidades, vamos ilustrar a poesia:

Colmagno


Livro: A minhoca dorminhoca

Plano de Aula: Bichinhos de Jardim - Para Educação Infantil

QUEM MORA NO JARDIM?
PLANO DE AULA BICHINHOS DE JARDIM PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ensine os pequenos a respeitar esse meio e a produzir representações dos animais que ali vivem de forma sustentável!


Objetivos:
★ Desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
★ Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que compõem envolvendo a prática de observação.
★ Análise e o estudo das características e peculiaridades dos bichinhos, cuidados com o mesmo e descoberta de curiosidades.


JUSTIFICATIVA: “Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado de formiga, minhocas, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças”,  o projeto surgiu devido à curiosidade das crianças durante a roda da lagarta e observações de pequenos bichinhos (formigas carregando folhinhas, uma cigarra morta no parque, besouros e gafanhoto no jardim da escola) e os maus tratos das crianças em relação a esses bichinhos. Para atender a esses interesses e contribuir para ampliação desses conhecimentos, foi criado o Projeto Bichinhos de Jardim.

Você sabia?
A maioria das espécies é benéfica para o homem ou para o meio ambiente. Muitos ajudam na polinização das plantas, ou produzem substâncias úteis para o homem, como o mel, a cera, a laca e a seda.
Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra.


DESENVOLVIMENTO

* Levante os conhecimentos prévios acerca do tema.
* Visite um jardim para observação e levantamento de dados.
* Liste os bichinhos encontrados no jardim.
* Observe os diversos bichinhos no jardim e espaço da escola, tais como tatu-bola, minhoca, caracol, joaninha, besouro, borboleta, abelha, formiga, centopeia, gafanhoto, entre outros.
* Leia as obras da literatura infantil, como as histórias: A Joaninha; Bela, a Libélula; A Cigarra e a Formiga; O Caracol; Confusão no Jardim; Zuzu, a Borboleta Azula; A Centopeia e os Seus Sapatinhos; A Margarida Friorenta; O Grilo etc.

ABELHA
Vamos aprender tudo sobre as abelhas: Como ela vive? Onde ela vive? O que ela come? 

 * Fazer abelha com palito de picolé - as asas eu fiz com forminha de brigadeiro, para os olhos colei botão:
 

Não encontrei referência do autor desta imagem


Não encontrei referência do autor desta imagem

* Joaninha - Como ela vive? Qual a função dela? O que ela come? Ela coloca ovos? 



* Agora que já aprendemos muito sobre as joaninhas, vamos fazer joaninhas com pratos de papel: 


* BORBOLETA -  Como ela nasce? Onde ela vive? Que cor ela é? Agora que já aprendemos muito sobre a borboleta, vamos escrever como ela é. Os adjetivos podem ser feitos pela turma: 






Ciclo da borboleta:

Não encontrei referência do autor desta imagem

CARACOL -  Como ele vive? Onde ele vive? Ele tem olhos? Ler o livro: O caracol - Mary França - ilustrar a história:

Colmagno

Caracol com CD reciclado:

Caracol com palito de picolé:

VAGALUME -  Porque os vagalumes ascendem? Onde eles vivem?  Vamos fazer vagalume com curativos



MINHOCA - Do que elas são feitas? Onde elas vivem? Elas enxergam? Elas ouvem? Elas respiram pelo nariz? Elas possuem nariz?
Depois de aprender sobre todas essas curiosidades, vamos ilustrar a poesia:

Colmagno


Livro: A minhoca dorminhoca


Nenhum comentário:

Postar um comentário