2º Simulado de Matemática para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental com as expectativas de aprendizagem da BNCC, e os descritores do SAEB, em consonância com as competências necessárias em Matemática.
Alinhamento à BNCC:
Questão 01
BNCC: EM01MAT04 – Identificar e comparar quantidades de elementos de uma coleção ou de resultados de medições, por meio de registros ou representações gráficas (tabelas e gráficos de colunas simples).
Comentário Pedagógico: Trabalhar com gráficos desenvolve a leitura e a interpretação de dados de forma visual. Nesta questão, os estudantes analisam a quantidade de materiais escolares a partir de um gráfico de barras simples, o que promove a leitura de dados e o pensamento lógico.
Gabarito: B (30)
Questão 02
BNCC: EM01MAT02 – Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito, com compreensão do significado das operações.
Comentário Pedagógico: A situação-problema apresentada envolve subtração simples com apoio visual, reforçando a ideia de quantidade e a operação inversa da adição.
Gabarito: D (10)
Questão 03
BNCC: EM01MAT01 – Reconhecer, ler, escrever e ordenar números naturais até 100, com compreensão do sistema de numeração decimal.
Comentário Pedagógico: Esta questão trabalha a ordenação crescente, favorecendo o reconhecimento da sequência numérica e o raciocínio lógico-matemático.
Gabarito: B (1 – 2 – 3 – 4 – 5)
Questão 04
BNCC: EM01MAT05 – Identificar regularidades em sequências numéricas e completar ou criar sequências com base em critérios explícitos.
Comentário Pedagógico: Trabalhar com progressões numéricas ajuda os alunos a perceberem padrões e regularidades, desenvolvendo o pensamento algorítmico.
Gabarito: B (40)
Questão 05
BNCC: EM01MAT05 – Identificar regularidades em sequências numéricas e completar ou criar sequências com base em critérios explícitos.
Comentário Pedagógico: A atividade amplia a capacidade dos alunos de reconhecer padrões e diferenças entre números, promovendo o raciocínio lógico.
Gabarito: C (22)
Questão 06
BNCC: EM01MAT03 – Comparar quantidades de objetos em coleções, por estimativas e contagens exatas, utilizando estratégias pessoais.
Comentário Pedagógico: Os alunos são incentivados a contar com precisão e comparar quantidades, habilidades fundamentais no desenvolvimento do senso numérico.
Gabarito: A (Livia e Jaqueline)
Questão 07
BNCC: EM01MAT06 – Compor e decompor números naturais até 100, utilizando diferentes representações (materiais, escritas, diagramas etc.).
Comentário Pedagógico: O uso de material dourado como representação concreta contribui para a compreensão da estrutura do número e seu valor posicional.
Gabarito: B
Questão 08
BNCC: EM01MAT03 – Comparar quantidades de objetos em coleções, por estimativas e contagens exatas, utilizando estratégias pessoais.
Comentário Pedagógico:
Com base na contagem de frutas, a criança desenvolve habilidades de comparação e estimativa, além de estratégias para resolução de problemas.
Gabarito: D (Guilherme e Eva)
Questão 09
BNCC: EM01MAT02 – Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito, com compreensão do significado das operações.
Comentário Pedagógico: O problema trabalha a subtração em um contexto cotidiano, aproximando a matemática da realidade do estudante.
Gabarito: A (8)
Questão 10
BNCC: EM01MAT05 – Identificar regularidades em sequências numéricas e não numéricas (como padrões visuais), e completar ou criar sequências com base em critérios explícitos.
Comentário Pedagógico: Ao reconhecer padrões visuais em sequências, os estudantes desenvolvem a atenção, percepção e o raciocínio lógico-visual.
Gabarito: B
Importância de alinhar à BNCC:
Alinhar o simulado à BNCC é essencial para garantir que os conteúdos e habilidades avaliadas estejam de acordo com os direitos de aprendizagem previstos para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Isso assegura que a avaliação esteja focada em competências fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, promovendo a equidade no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, contribui para a formação integral dos estudantes, oferece subsídios para o planejamento docente e prepara os alunos para avaliações externas, como o SAEB, que também se baseiam nas diretrizes da BNCC.
2º Simulado de Matemática para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental com as expectativas de aprendizagem da BNCC, e os descritores do SAEB, em consonância com as competências necessárias em Matemática.
Alinhamento à BNCC:
Questão 01
BNCC: EM01MAT04 – Identificar e comparar quantidades de elementos de uma coleção ou de resultados de medições, por meio de registros ou representações gráficas (tabelas e gráficos de colunas simples).
Comentário Pedagógico: Trabalhar com gráficos desenvolve a leitura e a interpretação de dados de forma visual. Nesta questão, os estudantes analisam a quantidade de materiais escolares a partir de um gráfico de barras simples, o que promove a leitura de dados e o pensamento lógico.
Gabarito: B (30)
Questão 02
BNCC: EM01MAT02 – Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito, com compreensão do significado das operações.
Comentário Pedagógico: A situação-problema apresentada envolve subtração simples com apoio visual, reforçando a ideia de quantidade e a operação inversa da adição.
Gabarito: D (10)
Questão 03
BNCC: EM01MAT01 – Reconhecer, ler, escrever e ordenar números naturais até 100, com compreensão do sistema de numeração decimal.
Comentário Pedagógico: Esta questão trabalha a ordenação crescente, favorecendo o reconhecimento da sequência numérica e o raciocínio lógico-matemático.
Gabarito: B (1 – 2 – 3 – 4 – 5)
Questão 04
BNCC: EM01MAT05 – Identificar regularidades em sequências numéricas e completar ou criar sequências com base em critérios explícitos.
Comentário Pedagógico: Trabalhar com progressões numéricas ajuda os alunos a perceberem padrões e regularidades, desenvolvendo o pensamento algorítmico.
Gabarito: B (40)
Questão 05
BNCC: EM01MAT05 – Identificar regularidades em sequências numéricas e completar ou criar sequências com base em critérios explícitos.
Comentário Pedagógico: A atividade amplia a capacidade dos alunos de reconhecer padrões e diferenças entre números, promovendo o raciocínio lógico.
Gabarito: C (22)
Questão 06
BNCC: EM01MAT03 – Comparar quantidades de objetos em coleções, por estimativas e contagens exatas, utilizando estratégias pessoais.
Comentário Pedagógico: Os alunos são incentivados a contar com precisão e comparar quantidades, habilidades fundamentais no desenvolvimento do senso numérico.
Gabarito: A (Livia e Jaqueline)
Questão 07
BNCC: EM01MAT06 – Compor e decompor números naturais até 100, utilizando diferentes representações (materiais, escritas, diagramas etc.).
Comentário Pedagógico: O uso de material dourado como representação concreta contribui para a compreensão da estrutura do número e seu valor posicional.
Gabarito: B
Questão 08
BNCC: EM01MAT03 – Comparar quantidades de objetos em coleções, por estimativas e contagens exatas, utilizando estratégias pessoais.
Comentário Pedagógico:
Com base na contagem de frutas, a criança desenvolve habilidades de comparação e estimativa, além de estratégias para resolução de problemas.
Gabarito: D (Guilherme e Eva)
Questão 09
BNCC: EM01MAT02 – Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito, com compreensão do significado das operações.
Comentário Pedagógico: O problema trabalha a subtração em um contexto cotidiano, aproximando a matemática da realidade do estudante.
Gabarito: A (8)
Questão 10
BNCC: EM01MAT05 – Identificar regularidades em sequências numéricas e não numéricas (como padrões visuais), e completar ou criar sequências com base em critérios explícitos.
Comentário Pedagógico: Ao reconhecer padrões visuais em sequências, os estudantes desenvolvem a atenção, percepção e o raciocínio lógico-visual.
Gabarito: B
Importância de alinhar à BNCC:
Alinhar o simulado à BNCC é essencial para garantir que os conteúdos e habilidades avaliadas estejam de acordo com os direitos de aprendizagem previstos para o 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Isso assegura que a avaliação esteja focada em competências fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, promovendo a equidade no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, contribui para a formação integral dos estudantes, oferece subsídios para o planejamento docente e prepara os alunos para avaliações externas, como o SAEB, que também se baseiam nas diretrizes da BNCC.
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